sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Letramento Literário

Letramento literário


Letramento literário pode ser definido, em linhas gerais, como um conjunto de práticas e eventos sociais que envolvem a interação leitor e escritor, produzindo o exercício socializado na escola por meio da leitura de textos literários, sejam estes canônicos ou não. Assim a finalidade principal é a construção e reconstrução dos significados em relação ao texto literário lido dentro ou fora da sala de aula. Nesse sentido, o texto literário não deve ser observado simplesmente como uma estrutura textual (aspecto simbólico), pois, sinaliza para a construção de novos caminhos acerca da interpretação de mundo vivenciado por ambos - escritor e leitor -  protagonistas envolvidos no processo de aprendizagem. Para Cosson (2009), o processo de letramento literário deve envolver aspectos que conciliem os diversos textos literários circundantes nas esferas sociais, e ainda que: “[...] devemos compreender que o letramento literário é uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola. A questão a ser enfrentada não é se a escola deve ou não escolarizar a literatura, como bem nos alerta Magda Soares, mas sim como fazer essa escolarização sem descaracterizá-la, sem transformá-la em um simulacro de si mesma que mais nega do que confirma seu poder de humanização.” (COSSON, 2009, p. 23).
Com relação ao sentido etimológico, a expressão “letramento literário” se apresenta composta de dois vocábulos, a saber: (i) “letramento” (ver o verbete “letramento”) e (ii) “literário”, advém do latim litterariu. E de acordo com o dicionário Michaelis (2009), “literário” se enquadra nos seguintes campos semânticos:
      literário
      adjetivo (lat. litterariu) 
     1. Que diz respeito a letras ou à literatura. 
     2. Que tem valor aceitável na literatura. 
   3. Relativo, em geral, a qualquer espécie de cultura relacionada com a arte da palavra: Progressos literários. Mundo l.: conjunto daqueles que cultivam as letras.
O significado atribuído na movimentação das práticas e eventos que envolvem o letramento literário pode está emoldurado nas atividades escolares, na formação de professores no ensino de língua materna e/ou língua estrangeira, no diálogo crescente na construção de sentidos de um grupo de leitores na escola e na comunidade, em propostas de sequências didáticas explorando a escrita literária (COSSON, 2009). Com efeito, esse movimento em específico, foi constituído no Brasil pelos grupos de pesquisadores no CEALE – Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e pelo GPELL – Grupo de Pesquisas do Letramento Literário e continuam sendo difundidos na formação de professores e leitores.

 Exemplos desse tipo de processo de aprendizagem podem ser observados em:
(1)   uma atividade escolar com alunos do ensino fundamental situando aspectos da literatura infantil nas obras de Monteiro Lobato – (ver referência figura A) 
                                                                           (FIGURA A)
http://www.lagoasanta.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244:exposicao-alfalendo-qviajando-com-asas-de-papelq&catid=49:educacao&Itemid=55

(2)   leitura e interpretação de poemas em uma comunidade escolar – (ver referência figura B)
(FIGURA B)
http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/page/13/


 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Juliana Carli Moreira de. O Letramento Literário Em Uma Comunidade Rural Do Pontal Do Paranapanema. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Maringá, Maringá, 2008.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
Educacao.mg on line. Disponivel em: http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/page/13/. Acesso em: 05 de julho de 2011.
Lagoasanta.gov on line. Disponível em: http://www.lagoasanta.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244:exposicao-alfalendo-qviajando-com-asas-de-papelq&catid=49:educacao&Itemid=55. Acesso em: 05 de julho de 2011.
MICHAELIS: Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário