Letramento literário
Letramento literário pode ser definido, em linhas gerais, como um
conjunto de práticas e eventos sociais que envolvem a interação leitor e
escritor, produzindo o exercício socializado na escola por meio da leitura de textos literários, sejam estes canônicos ou não.
Assim a finalidade principal é a construção e reconstrução dos significados em
relação ao texto literário lido dentro ou fora da sala de aula. Nesse sentido, o
texto literário não deve ser observado simplesmente como uma estrutura textual (aspecto simbólico),
pois, sinaliza para a construção de novos caminhos acerca da interpretação de mundo vivenciado por
ambos - escritor e leitor - protagonistas envolvidos no processo de aprendizagem. Para
Cosson (2009), o processo de letramento literário deve envolver aspectos que
conciliem os diversos textos literários circundantes nas esferas sociais, e
ainda que: “[...] devemos compreender que o letramento literário é
uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola. A questão a ser
enfrentada não é se a escola deve ou não escolarizar a literatura, como bem nos
alerta Magda Soares, mas sim como fazer essa escolarização sem
descaracterizá-la, sem transformá-la em um simulacro de si mesma que mais nega
do que confirma seu poder de humanização.” (COSSON, 2009, p. 23).
Com relação ao sentido etimológico, a expressão
“letramento literário” se apresenta composta de dois vocábulos, a saber: (i)
“letramento” (ver o verbete “letramento”) e (ii) “literário”, advém do latim litterariu. E de acordo com o dicionário
Michaelis (2009), “literário” se enquadra nos seguintes campos semânticos:
literário
adjetivo (lat. litterariu)
1. Que
diz respeito a letras ou à literatura.
2. Que
tem valor aceitável na literatura.
3. Relativo,
em geral, a qualquer espécie de cultura relacionada com a arte da palavra: Progressos
literários. Mundo l.: conjunto
daqueles que cultivam as letras.
O significado atribuído na movimentação das práticas e
eventos que envolvem o letramento literário pode está emoldurado nas atividades
escolares, na formação de professores no ensino de língua materna e/ou língua
estrangeira, no diálogo crescente na construção de sentidos de um grupo de
leitores na escola e na comunidade, em propostas de sequências didáticas
explorando a escrita literária (COSSON, 2009). Com efeito, esse movimento em
específico, foi constituído no Brasil pelos grupos de pesquisadores no CEALE –
Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e pelo GPELL – Grupo de Pesquisas
do Letramento Literário e continuam sendo difundidos na formação de professores
e leitores.
Exemplos desse tipo de processo de aprendizagem podem
ser observados em:
(1)
uma atividade
escolar com alunos do ensino fundamental situando aspectos da literatura
infantil nas obras de Monteiro Lobato – (ver referência figura A)
(FIGURA A)
http://www.lagoasanta.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244:exposicao-alfalendo-qviajando-com-asas-de-papelq&catid=49:educacao&Itemid=55
(2)
leitura e
interpretação de poemas em uma comunidade escolar – (ver referência figura B)
(FIGURA B)
http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/page/13/
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Juliana Carli Moreira de. O
Letramento Literário Em Uma Comunidade Rural Do Pontal Do Paranapanema.
Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Maringá, Maringá, 2008.
COSSON, Rildo. Letramento
literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
Educacao.mg on line. Disponivel em:
http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/page/13/. Acesso em: 05 de julho de 2011.
Lagoasanta.gov on line. Disponível
em: http://www.lagoasanta.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244:exposicao-alfalendo-qviajando-com-asas-de-papelq&catid=49:educacao&Itemid=55.
Acesso em: 05 de julho de 2011.
MICHAELIS: Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
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